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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O SIGNIFICADO DA PALAVRA SARAVÁ


O SIGNIFICADO DA PALAVRA SARAVÁ

Nós, umbandistas, adotamos o mantra SARAVÁ, pois segundo seu estudografosonométrico (estudo da escrita e do som), encontramos o porquê dautilização desse magnífico cumprimento:

Em priscas eras, os primeiros sacerdotes do AUMBHANDHAN possuíam umapalavra sagrada de reconhecimento – YAÔAVA – entre os adeptos dareligião primeva, e que seria uma maneira de guardar ou velar a mantrasagrado – AUMBHANDHAN – que era profundamente secreto, pois só apronunciavam em certas épocas do ano, em cerimônias especiais.


Nota do autor: O vocábulo ternário UM – BAN – DA, em sua vibraçãointerna e real, significa a própria “LEI MAIOR DIVINA”, regendo oritmo do nonágeno: Fogo, Terra, Ar, Água, Mineral, Vegetal, AnimalEtérico humano e Magnético Telúrico, esse denominado de “Nove caminhosde evolução e vivenciação terrena”, e também do desenvolvimento da“Filosofia, Ciência, Religião e Arte, pela atividade da magia em todosos recantos do Universo”.


A palavra Umbanda é síntese vibratória e divina, como poderá ser constado a seguir. Ela é conhecida desde osVedas e demais escolas iniciáticas do passado, mas foi esquecida naletargia das línguas mortas. Ela deturpou-se na sua divinamusicalidade e perdeu sua intimidade espiritual elevada de um“mantran“ cósmico.

Etimologicamente o vocábulo Umbanda, provém doprefixo “AUM” e do sufixo “BANDHAN”, ambos do sânscrito, cuja raizencontra-se nos livros Upanishads e nos Vedas indianos, há algunsmilênios.


A palavra “AUM” é de alta significação espiritual. É opróprio símbolo sonoro significativo da Trindade do Universo,representando Espírito, Energia e Matéria; Pensamento Original, Amor eAção; ou ainda, Pai, Filho e Espírito Santo.

A palavra “BANDHÔsignifica movimento incessante, força emanada de Deus, incitando noindivíduo, o despertar angelical. Em conseqüência, o prefixo AUM e osufixo BANDHAN, constituíram a palavra AUM-BANDHAN, que pronunciadacomo um mantran, aproxima-se da sonorização OM-BANDAM, que na altaespiritualidade podemos traduzir como “O CONJUNTO DAS LEIS DE DEUS” -“A INCESSANTE EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO”. Portanto, YAÔAVA, era a saudação utilizada em substituição da palavrasagrada AUMBHANDHAN.

YAÔ: simboliza o poder masculino atuante na Natureza.

AVA: simboliza o poder feminino na Natureza. Juntado-se YAÔ com AVA, teremos YAÔAVA como a manifestação de Deus na Natureza. Originariamente, YAÔAVA era EVOÉ, que se pronunciava EVAUÉ.

Essa palavra era composta de quatro letras sagradas, representativas doquaternário cósmico, assim pronunciadas: YOD – HÊ – VAU – HÉ.

Representa também, Deus manifestado em união eterna com a Natureza. YOD (YAÔ) – poder masculino. HÊ – VAU – HÉ (AVA) – poder feminino.

De tudo isso, devido as deturpações sofridas, chegamos ao SARAVÁ, quenão é somente ou simplesmente um “salve irmão”, mas sim o cumprimentoque significa o sentido altamente filosófico, metafísico e oculto dosfenômenos do Universo Manifestado por Deus, e é o véu que oculta osagrado mantra cósmico maior – AUMBHANDHAN.

De forma simples, podemos também dizer que SARAVÁ é um fixador da LuzAstral em movimento, como também um dissipador da Luz Astral emrepouso, pois ele pode fixar ou dissipar vibrações em nosso campoastral, físico e mental.

Assim temos um cumprimento que significa: “QUE OS PODERES DE DEUS PAIE DA MÃE TERRA ESTEJAM COM VOCÊ”. Desta forma, ao emitir este mantra ou saudação, não só estamossaudando as Entidades Espirituais como também estamos pedindo a elasque nos iluminem astral e fisicamente, e que nos limpem das energiasnegativas que estiverem acumuladas em nosso campo astral e espiritual.


Por isso, pela simplicidade e facilidade de entendimento, utilizamos àpalavra SARAVÁ na saudação a todas as entidades. Portanto: SA— (Força, Senhor) —RA— (Reinar, Movimento) —VÁ (Natureza, Energia). Saravá significa então força que movimenta a natureza. Esse termo é,portanto, um mantra que pode fixar ou dissipar determinadas vibrações,não sendo, portanto aconselhável pronunciá-lo sem a devidanecessidade.
Algumas introspecções sobre o SARAVÁ:

• Eleva a consciência, lembrando que todos os seres e toda aexistência são sagrados.
• Revela que a nossa divindade interior respeita a divindade dentro dos outros.
• Extrai o ego por um instante, inspira à reflexão nas realidades maisprofundas, aliviando a relação entre os povos. Seria difícil ofenderou gerar a sensação de animosidade em alguém quando oferecemos oSARAVÁ.
• O SARAVÁ é um gesto de amizade e da bondade, também dosagradecimentos ou do reconhecimento especial.
• O gesto verdadeiro de SARAVÁ é acompanhado de leve curvar da cabeçae dos ombros. Este é um gesto que diminui nosso sentido do ego,exigindo alguma humildade para oferecê-lo. O gesto tem um efeito sutilno sistema da aura.
• SARAVÁ é uma forma de proteger a pureza.
• SARAVÁ um gesto encantador, gracioso e belo.


Trecho extraído do livro: "O ABC do Servido Umbandista - autor: PaiJuruá

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